Coaching – o que essa metodologia tem de tão especial?

É indiscutível a mudança de vida que o Coaching promove nas pessoas que participam desse processo. Apesar de essa metodologia ter sido aplicada na América do Norte e Europa desde os anos 50s, a popularização da terminologia no Brasil é relativamente recente.

Foto: Geraldo Bubniak/Estadão

Muitas pessoas ouvem falar sobre o poder do coaching, mas poucas conhecem plenamente seus benefícios. A medalhista olímpica brasileira Rafaela Silva afirmou em entrevista “O coaching está sendo fundamental na minha vida desde quando havia decidido abandonar os treinos após Londres 2012. Foi um período difícil para mim e essa ajuda me fez voltar a ser a atleta que sempre fui”.

Vários notáveis de diversas áreas creditam seu sucesso, superação e performance ao trabalho desenvolvido por seus coaches. Para o filantropo e gênio da tecnologia, Bill Gates “Todo mundo precisa de um coach. Todos nós precisamos de pessoas para nos dar feedback. É só assim que melhoramos” – palestra TED Talks.

Bill Gates

Foto: Huffington Post

O CEO da Google Eric Schmidt relatou para a Fortune que ao ser aconselhado por um membro da sua diretoria a procurar a ajuda de um coach, respondeu: “Eu não preciso de um coach, sou um CEO estabilizado. Tem algo errado comigo?”. E após experimentar o poder dessa metodologia afirmou: “Todo atleta famoso, toda pessoa famosa de alta performance tem um coach… Um coach realmente nos ajuda”.

 

Afinal, o que essa metodologia tem de tão especial? Coaching não é uma porção mágica para o sucesso. Trata-se de um processo cientificamente comprovado, apoiado por descobertas de áreas como psicologia, administração, neurociência, fisiologia e programação neurolinguística. O profissional habilitado para exercer a função de coach apoia o cliente (coachee) utilizando ferramentas específicas e perguntas que conduzem o indivíduo a reflexão.

Lidere Primeiro sua Mente

Por meio dessa reflexão é possível avaliar a situação atual (que geralmente é o motivo de insatisfação do cliente), definir uma visão de futuro clara (alvo a ser perseguido), traçar as estratégias (plano de ação) e os prazos. Essa parceria entre coach e coachee faz toda a diferença na vida de quem busca níveis de excelência. O processo de coaching geralmente ocorre a partir de 10 sessões e exige de ambos, mas principalmente do contratante um compromisso total com os resultados.

Quem precisa de um coach? Toda pessoa ou organização que deseja alcançar um patamar mais elevado de realizações pessoais, profissionais e/ou organizacionais, empreender um novo estilo de vida… enfim sair da zona de conforto e desenvolver o seu potencial máximo.

Garanta o seu ebook gratuito “Lidere Primeiro sua Mente”. Clicando aqui  bit.ly/Lidere1suaMente

Agora reflita sobre essas questões:

1 Qual o propósito da minha existência?

2 O que está me impedindo de alcançar meus objetivos?

3 Daqui a um ano, o que eu gostaria de ter começado hoje?

4 O que eu preciso fazer de diferente para alcançar os resultados que almejo?

5 Até que ponto eu estou comprometido com o meu sucesso e felicidade?

6 O que eu poderia realizar se tivesse o apoio de um coach?

Para mais informações sobre essa metodologia e para ter o apoio de um profissional reconhecido pela Sociedade Latino Americana de Coaching fale conosco contato@lideraacademy.com.br

Por Joel S. Souza

Lidere Primeiro sua Mente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *