Emoções e Cavalos

A Inteligência Emocional está diretamente relacionada com a capacidade de identificar e gerenciar as reações e impulsos provocados por nossas emoções. Daniel Goleman, famoso por difundir esse conceito em seus livros, explica que os líderes mais eficazes são aqueles que conseguiram desenvolver um alto grau de inteligência emocional. As bases da I.E. são a autoconsciência, a autogestão, a automotivação, a empatia e as habilidades sociais.

Lidere Primeiro sua Mente

O indivíduo autoconsciente tem a capacidade de identificar as suas emoções claramente, e dessa forma refletir sobre as consequências. Por meio da autogestão, uma pessoa pode criar diálogos internos que ajudam a decidir como irá reagir a determinado estímulo. A automotivação é a habilidade de manter-se motivado apesar das circunstâncias, valendo-se de atitudes e valores pessoais.

 A empatia permite ao líder compreender e valorizar sua equipe por intermédio de um real interesse no bem comum. Por fim, a habilidade social está relacionada a capacidade de envolver as  pessoas e gerar um sentimento de pertencimento, criando uma sinergia que promove o ambiente positivo. 

“Cavalos selvagens e emoções

podem levar ao destino desejado,

aqueles que conseguem domá-los” (Joel S. Souza).

emoções_lideraAcademy

Curta nossa página no Facebook: Lidera Academy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *